Páginas

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Capítulo 07 de 18

A primeira consulta

Ao se aproximar o dia agendado para a primeira consulta com o Dr. José Domingos, fui adicionando mais perguntas à minha lista de dúvidas. Não queria esquecer nada, pois embora tivesse exemplos próximos de outras gravidezes, eu era mãe de primeira viagem.


Apesar dele ser uma indicação da minha ginecologista de muitos anos, e de coincidentemente também ter acompanhado a gestação das minhas duas primas, eu estava receosa em passar por um médico diferente, que eu nunca tinha visto. Por isso, as perguntas também eram uma forma de saber como ele pensava e se suas ideias bateriam com as minhas.

Eu tinha algumas concepções de vida e opiniões bastante firmes, como por exemplo, a tentativa sempre que possível para o parto normal. Como há uma tendência dos médicos em indicar a cesariana, gostaria de ouvir a opinião do meu obstetra a respeito do assunto.

Chegado o dia, eu e o Daniel nos dirigimos até o consultório e já na sala de espera percebi o que estava por vir. Haviam duas grávidas aguardando a consulta. Uma delas, aparentemente no final da gestação estava com o tornozelo bastante inchado, vestindo calça de cotton e uma blusa batinha que cobria a barriga. Linda.

A cada nome chamado, a tensão aumentava... “será que ele vai medir minha barriga?”, “que outros exames ele deve pedir?”, “será que ele é bacana, sensível?”, “será que ele vai ser atencioso e responder a todas as minhas perguntas?”... Enquanto estava absorta em meus pensamentos, ouvi:

- Kelly Cecília Teixeira! Pode subir!

Ao subir as escadas, meu coração acelerou e pensei: “vamos lá, coragem, essa será a primeira de muitas...”

Ao vê-lo no final do corredor, na frente da porta, de braços abertos e sorriso no rosto, percebi que eu estava fazendo uma tempestade em um copo de água, e que a consulta não seria nenhum bicho de sete cabeças. Entramos, sentamos e conversamos. Muito. Ele respondeu a todas as minhas dúvidas, e entre uma pergunta e outra fazia uma brincadeira para descontrair. Deu várias recomendações, a principal delas era controlar o peso, pois estava bem acima já no início da gestação. Viu os exames pedidos pela Dra. Tânia e confirmou que estava tudo dentro da normalidade. Pediu outros exames e programou a próxima consulta para o mês seguinte.

Gentilmente, ele nos levou até a porta e se despediu com um abraço. Ao sair do consultório, finalmente respirei aliviada.

Kelly Cecilia Teixeira


Nenhum comentário:

Postar um comentário